O que visitar em Madrid

Gran Vía

O que visitar em Madrid

Madrid é a capital e a maior cidade de Espanha. A cidade localizada no centro do país foi erguida junto às margens do rio Manzanares.

A cidade é rica em arte e história, albergando alguns dos museus mais importantes do mundo. Mas não só de arte vive a capital espanhola. Esta contém inúmeros locais de elevado interesse turístico que todos os dias são visitados por milhares de pessoas, tendo já sido esta a quarta cidade europeia mais visitada.

Assim, a quem a visita, Madrid tem para oferecer:

  • Palácio Real de Madrid é a residência oficial do Rei de Espanha, apesar de na actualidade o Rei o utilizar somente para ocasiões de gala. Com uma área de 135 000 km² e 4318 quartos, é o maior palácio real na Europa.

O interior do edifício destaca-se pela sua riqueza, não só pelo uso de materiais nobres mas também por estar excentricamente decorado por artistas como Goya, Velázquez, El Greco, Rubens, Tiepolo, Mengs e Caravaggio. Também no palácio são guardadas diversas colecções Reais de grande importância histórica, incluindo a maior colecção mundial de Stradivarius.

  • O Parque do Bom Retiro,um importante parque da cidade que integra os Jardins do Bom Retiro, um antigo retiro de lazer da Corte, actualmente aberto ao público.
  • Porta de Espanha é uma emblemática obra que faz a entrada do parque e dá acesso ao Paseo de la Argentina.
  • O Paseo de la Argentina, conhecido popularmente como o Paseo de lasEstatuas, é uma alameda formada por uma série de estátuas dedicadas a todos os monarcas espanhóis, que estão espalhadas pela cidade e até por algumas províncias.
  • Palácio de Cristal de Madrid é o edifício que mais sobressaí em todo o parque. Este não é mais do que uma estufa, e em conjunto com o lago artificial, foi edificado em 1887. Ambos nasceram no âmbito da Exposição das Ilhas Filipinas, onde se podiam ver flores dessas ilhas. Desde algum tempo que o espaço servepara exibir obras de arte contemporâneas.
  • Catedral de Almudena ou Catedral de Santa Maria situa-se bem no centro da cidade. Destaca-se pela sua arquitectura, uma mistura de vários estilos: neoclássico no exterior, neogótico no interior e neorromânico na cripta.Foi consagrada pelo papa João Paulo II numa das suas visitas a Espanha, sendo a primeira catedral consagrada pelo papa fora de Roma.
  • A Plaza de España é uma das mais importantes de Madrid, de onde parte a Gran Via, principal artéria da cidade. Contém um conjunto de esculturas da famosa personagem Dom Quixote, em homenagemao escritor Miguel de Cervantes.
  • Puerta del Sol é um dos locais mais famosos e concorridos desta cidade espanhola. É neste local que se encontra o quilómetro zero das estradas espanholas, e também o relógio que faz tradicionalmente a contagem decrescente para a entrada do novo ano todos os 31 de Dezembro.
  • A Plaza Mayor é um dos locais mais emblemáticos de cidade de Madrid. Situada no centro comercial da cidade, é uma praça rodeada por edifícios. Existem ao todo nove entradas para a praça.
  • A Plaza de Colón, homenagem ao maior navegador ao serviço de Espanha de todos os tempos, Cristóvão Colombo. A praça comemora a era dourada de Espanha (século XVI – século XVII).

Nesta importante praça estão edificados:

  • Centro Cultural de laVillade Madrid, um edifício destinado à actividade cultural;
  • Monumento a Colombo em estilo neogótico, com uma estátua de três metros de altura do navegador, esculpida em mármore branco. O monumento tem uma altura total de 17 metros.
  • O Paseo de la Castellana é uma das principais e mais largas avenidas de Madrid. Percorre a cidade desde a Plaza de Colón, e segue para norte. É ao longo do Paseo de laCastellana que se erguem os muitos edifícios do complexo financeiro AZCA, o mais importante da cidade. Aqui também encontramos o recente complexo Cuatro Torres Business Area, local onde operam os mais altos arranha-céus da cidade e do país.
  • A GranVía é uma importante área comercial, turística e de lazer, onde os seus muitos cinemas imperam. Esta é assim uma das principais ruas da cidade, sendo conhecida como a “Broadway madrilena”.
  • Las Ventas é a maior praça de touros em Espanha e a segunda a nível mundial, depois da Praça de touros do México.

Madrid possui uma trilogia de museus que representa de forma bastante significativa a evolução da arte ao longo da História da Humanidade.

É no Paseo del Prado que se encontra o designado Triângulo de Ouro da Arte. Falamos de:

  • Museu do Prado, um dos mais importantes museus do Mundo. A sua colecção destaca a arte italiana, espanhola e flamenca. Algumas das obras mais representativas que aí se encontram são As Meninas, A forja de Vulcano, O triunfo de Baco, A maja despida, A vindima, 2 de Maio de 1808, As três Graças, O Jardim das Delícias Terrenas, Carlos V em Mühlberg. Existe também no museu um importante conjunto de esculturas clássicas greco-romanas, renacentistas e de outros períodos.
  • Museu Thyssen-Bornemisza, representante de uma das maiores colecções privadas de arte do Mundo. As suas colecções estão organizadas por ordem cronológica, começando no Renascimento e terminando no século XX. Destacam-se algumas obras-primas contemporâneas de Picasso, Piet Mondrian, MarcChagall, Edward Hopper, Salvador Dalí.
  • O Museu Rainha Sofia, o museu nacional espanhol de arte do século XX que conta com colecções de Pablo Picasso e Salvador Dalí. A obra mais conhecida do museu é Guernica de Picasso. Tem também uma biblioteca de acesso livre especializada em arte.

Também no Paseodel Prado situa-seo Jardim Botânico Real de Madrid, um importante centro de investigação científica, que alberga três espaços distintos, com plantas da América, plantas do Pacífico e plantas europeias.Tais factos fazem desta zona da cidade das principais de toda a cidade de Madrid.

Outros centros relevantes em Madrid são:

  • O Real Academia de Belas-Artes de São Fernando, situadona importante rua de Alcalá, contém na sua colecção permanente uma grande variedade de obras, nomeadamente espanholas, italianas e flamengas dos séculos XVIII e XIX.
  • O Museu Arqueológico de Espanha contém mostras de arte desde a pré-história até ao século XIX, principalmente da Península Ibérica.
  • O Museu da América, como o próprio nome indica, é dedicado à arte do continente americano, centrando-se na América pré-colombiana, a etnografia e a arte colonial.
  • Teatro Real conhecido como El Real é a maior casa de ópera de Madrid.
  • Auditório Nacional de Música é um grandiosoedifício que serve de sede à Orquesta Nacional de España e ao Coro Nacional de España.
  • Café Central fica situadona PlazadelÁngel e é conhecido pelos seus concertos musicais. Nesta praça também é possível admirar a Fonte do Anjo caído, contruída em 1885.

Aos amantes do desporto rei, a capital espanhola oferece o monumental Estádio Santiago Bernabéu de obrigatória visita, que acolhe a equipa de futebol do Real Madrid.

Madrid brinda os seus visitantes com a melhor cozinha trazida das diversas regiões espanholas, bem como de muitas partes do mundo. Porém, por entre tão largo “cardápio”, o que não pode mesmo deixar de provar são as incontestáveis “tapas”.

Galeria de Fotos de Madrid

Plano de metro de Madrid

Metro de Madrid

Mapa de Madrid


Ver mapa maior

Boa Viagem!

Conheces este local? Deixa-nos a tua sugestão!

Conheces este local? Deixa-nos a tua sugestão!

Powered by Facebook Comments

3 Responses to O que visitar em Madrid

  1. [...] O que visitar em Barcelona admin 10 de Março de 2012 [0] comments Barcelona é a maior cidade e a capital da comunidade autónoma da Catalunha, no nordeste espanhol, sendo a segunda maior cidade de Espanha, após Madrid. [...]

  2. Catarina Velho diz:

    Olá gostaria de saber se há pacotes, para andar em Madrid como por exemplo pacotes de 3 ou 4 museus com viagens de metro, etc.

    Obrigada pela disponibilidade,
    Catarina Velho

  3. admin diz:

    Olá Catarina, em relação ao Metro, pode ver aqui os 5 passes disponíveis, com os respectivos preços e locais de venda.

    Em relação aos Museus, existe o Madrid Card que pode ser comprado online aqui. Pode comprar para 24, 48, 72 ou 120h. Tem acesso a mais de 50 museus e outros monumentos :)

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>