O que visitar em Barcelona

Parc Güell

Barcelona – Conheça melhor, saiba o que visitar!

Barcelona é a maior cidade e a capital da comunidade autónoma da Catalunha, no nordeste espanhol, sendo a segunda maior cidade de Espanha, após Madrid.

Barcelona alegre e ruidosa, entre as geniais arquitecturas de Gaudì e os bares cheios a cada esquina. A orgulhosa cidade catalã faz-nos querer apreciar ao máximo a vida, agarrando o espírito das grandes obras do passado para nos fixarmos na vanguarda do presente.

Assim, Barcelona é repleta de encantos, pelo que quem lá vai, volta sempre para ver mais. Porém, escolhemos os seguintes pontos para que possa assim descobrir pelo menos os lugares qua a tornam única.

Las Ramblas

Oficialmente, Las Ramblas são uma série de pequenas ruas que se juntam e que formam a informalmente chamada “Las Ramblas de Barcelona”. Esta tem então ao todo 1,2km e liga a Praça Catalunha ao porto da cidade.

La Rambla de Barcelona é, então, uma larga avenida pedestre com várias lojas, cafés, restaurantes, floriculturas e artistas de rua variados que enchem La Rambla de alegria e cor. Talvez por isso ela vive lotada principalmente de turistas desde a manhã até altas horas da noite. Nas Ramblas descubra La Boquería, O Liceu e a Praça Real. Siga e passeie-se até ao porto de Barcelona e deixe-se deslumbrar com o imponente Monumento a Colón.

Sagrada Família

O Templo Expiatório da Sagrada Família, também conhecido simplesmente como Sagrada Família, é um grande templo católico, desenhado pelo arquitecto catalão Antoni Gaudì e considerado por muitos críticos o expoente da arquitectura modernista catalã e como obra-prima de Gaudì. Financiado unicamente por contribuições privadas, o projecto foi assumido por Gaudì em 1883, quando este tinha 31 anos de idade. Ele terá dedicado os seus últimos 40 anos de vida à conclusão desta obra, os últimos quinze de forma exclusiva. Porém não vivera tempo suficiente para a concluir. Desde então o templo tem continuado em consecutivas obras, seguindo o projecto deixado por Gaudì.

De salientar ainda a fachada da Natividade e a cripta, obra deixada por Gaudí, foi incluída pela UNESCO em 2005 como Património Mundial com o título “Obras de Antoni Gaudì”.

Casa Batllò

A Casa Batlló é um edifício, situado no nº 43 do Paseo de Grácia, na chamada Ilha da Discórdia, num bairro modernista da cidade de Barcelona.

Por volta de 1900 o arquitecto Antoni Gaudì é contratado pelo proprietário Don José Batló Casanovas para projectar um novo edifício para o local. Da reforma do edifício aí existente resultou esta magnífica obra de arte. A fachada principal, tal como o interior do edifício, captam a atenção do espectador com os inúmeros detalhes e as originais ondulações do telhado e das varandas, que parecem simplesmente brotar da parede plana.

Em Barcelona, a casa é conhecida como A Casa dos Ossos, devido ao formato das varandas exteriores, que se assemelham a um crânio.

Casa Milà

A Casa Milà, também conhecida como La Pedrera, é mais uma das magníficas obras de Gaudí considerada património Mundial pela UNESCO. O edifício construído em 1907 não possui quaisquer linhas rectas. Situada no conceituado bairro Eixample de Barcelona e construída para Roger Segimon de Milà, a exuberante Casa é amada por uns e odiada por outros. A verdade é que para a maioria das pessoas o edifício é magnífico e arrebatador. Alguns dizem que se assemelha a ondas de lava ou a um favo de abelhas com os seus tantos altos e baixos. O certo é que para quem o comtempla percebe que o edifício desafia o conceito de arquitectura convencional. O aspecto mais impressionante é o telhado, com uma aparência quase lunar ou de um conto de fadas.

Parc Güell

O Parque Güell é um grande e famoso parque urbano concebido por Antoni Gaudí e onde estão expostos alguns dos mais imaginativos edifícios e esculturas deste arquitecto. Originalmente destinado a ser uma urbanização de luxo incorporada num quadro de beleza natural exacerbante, o parque com uma extensão de cerca de 17 hectares, terá sido encomendado pelo empresário Eusebi Güell a Gaudì, tendo sido concluído em 1914. Em 1969 foi nomeado Monumento Histórico Artístico de Espanha e em 1984 classificado pela UNESCO como Património da Humanidade, incluído no sítio “Obras de Antoni Gaudí”.

Uma das características mais marcantes do Parque Güell é o contraste entre as texturas e cores dos diferentes materiais de construção – cerâmica brilhante e multicolorida versus pedra rústica castanha.

Ainda no recinto do parque, numa casa onde Gaudì morou durante quase vinte anos, funciona a Casa-Museu Gaudì, cujo acervo inclui objectos pessoais e obras de Gaudì e de alguns dos seus colaboradores.

Porém, não é possível numa descrição escrita equiparar a riqueza que tem uma visita a este singular parque.

MACBA – Museu de Arte Contemporânea de Barcelona

Situado no coração do emblemático bairro El Raval, onde pode desfrutar das glamorosas boutiques e das esplêndidas cafetarias, este é um museu de visita imperdível para os amantes do género. O MACBA abriga uma colecção de obras de arte da época actual, principalmente da segunda metade do século XX. O edifício que o comporta é de inspiração contemporânea e simplista, que contrasta com a arquitectura dos edifícios adjacentes.

Palau de la Música Catalana

O Palácio da Música é mais uma obra-prima do modernismo catalão, digna desta cidade fantástica. Neste lindíssimo palácio destacamos o seu telhado de vidro e as janelas ornamentadas que dão cor ao interior. O admirável palco principal com as suas musas e os singulares bustos que se espalham pelo edifício.

Igreja Santa Maria del Mar

A Igreja de Santa Maria do Mar é um belíssimo templo gótico de Barcelona situado no bairro da Ribera. A sua construção terá começado em 1329 por mandato de rei Afonso IV de Aragão, o Benigno, tendo sido terminada a obra em 1383 com a construção das abóbadas interiores. A conclusão da igreja foi possível na época graças ao financiamento dos burgueses e ao trabalho gratuito oferecidos pelas gentes de La Ribera. Tal facto evidenciou o templo, fazendo desta imponente igreja testemunha do florescimento da zona da Ribera ao longo dos séculos.

Assim, esta é hoje um dos mais importantes exemplos da arquitectura gótica da Catalunha.

Catedral de Barcelona

A Catedral de Santa Cruz e de Santa Eulália, também conhecida como Catedral de Barcelona, ​​é a catedral gótica sede do Arcebispo de Barcelona, localizada no mítico El Gòtic, o bairro gótico de indispensável visita. O templo foi construído entre os séculos XIII e XV, destacando-se a fachada neogótica, construída já do século XIX, com 40 metros de largura. Também o telhado é notável, com as suas gárgulas, com uma ampla variedade de animais, tanto domésticos como míticos, típicos da era medieval.

Port Vell

Este, como o próprio nome o sugere, é o antigo e famoso porto de Barcelona. Ele converteu-se, nos últimos anos, no mais importante porto de todo o Mediterrâneo, tanto a nível de quantidade de mercadorias e contentores, como em número de cruzeiros que aí fazem escala.

Aqui encontrará várias atracções como o Museu de História da Catalunha e o Aquário de Barcelona. Especialmente este último é de visita imperdível, tanto para adultos como para crianças.

O Puerto Olímpico,  a norte,  é um bairros que foi fundado para os Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992. Sendo, pois, esta uma zona nova é também um pouco diferente do resto da cidade. Aqui vai encontrar uma grande variedade de desportos aquáticos e muitos serviços náuticos.

Em Port Vell também terá a oportunidade de se deixar deslumbrar com uma grande variedade de barcos e iates de luxo aí ancorados. De lá saem excursões em catamarãs, pelo que se recomenda um passeio de catamarã ao por do sol … Sublime!

Fundação Joan Miró

Aqui pode encontrar algumas das mais famosas obras deste famoso pintor nascido em Barcelona, pelo que são realizadas exposições itinerantes procedentes de museus de todo mundo.

Na cidade de Barcelona também se destaca o futebol através sobretudo do clube F.C. Barcelona. O Camp Nou é o maior estádio da Europa, com uma capacidade para 100 000 espectadores;

Esta é uma cidade inesgotável, onde as descobertas nunca acabam e fica sempre algo por apreciar.

Galeria de imagens de Barcelona:

Plano de Metro de Barcelona

Plano do Metro Barcelona

Mapa de Barcelona


Ver mapa maior

Boa Viagem :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *