O que visitar no PORTO

Porto Douro Barco Rabelo

Se vai ao Porto saiba o que pode visitar…

O Porto é uma das cidades mais visitadas da Europa hoje em dia, recebendo mais de um milhão de turistas por ano.É a segunda maior cidade de Portugal, sendo conhecida mundialmente pelo seu vinho, pelas suas pontes e arquitectura contemporânea e antiga e o seu centro histórico, classificado como Património Mundial pela UNESCO.

Como pontos turísticos, destacam-se:

  • Torre dos Clérigos é uma torre sineira que faz parte da igreja com o mesmo nome, considerada por muitos o ex-libris da cidade.
  • A Câmara Municipal do Porto é um opulento edifício de seis pisos, com uma torre central de 70 metros de altura, com relógio de carrilhão. Abre-se para a imponente Avenida dos Aliados fazendo desta e do seu conjunto arquitectónico a “Sala de Visitas” da cidade.
  • O Mercado do Bolhão conjuga comércio tradicional com arquitectura. Sendo um símbolo da cidade, aqui encontram-se as famosas vendedoras do Bolhão, tão características da cidade.
  • Estação de S. Bento pode ser considerada a mais bela porta de entrada da cidade, onde se pode admirar várias cenas da história de Portugal representadas na sublime fachada do edifício, decorada por azulejaria tradicional portuguesa.
  • A Ribeira é um dos locais mais antigos e típicos da cidade Porto. Deparada junto ao Rio Douro, de onde se pode admirar o Barco Rabelo (típico do Rio Douro pois era nele que tradicionalmente se fazia o transporte das pipas de Vinho do Porto), faz partedo Centro Histórico da cidade, considerado Património da Humanidade, classificado pela UNESCO. Tendo-se tornando num dos pontos turísticos mais visitados do Porto, nesta fantástica zona pode-se encontrar diversos pontos de comércio, bares e restaurantes, assim como praças e edifícios históricos, que estão na origem da cidade, como a Sé Catedral.
  • Na margem sul da foz do rio Douro está situada a cidade de Gaia onde é possível visitar as Caves do virtuoso Vinho do Porto. Este “néctar dos deuses” é produzido na Região Vitivinícola do Alto Douro, a mais antiga região demarcada do mundo.
  • A Foz é a zona turística por excelência, considerada a mais bela da cidade, onde se pode desfrutar de praias catalogadas de Bandeira Azul e onde a beleza do Oceano Atlântico nos convida ao romantismo do passeio marítimo.
  • As 5 pontes sobre o rio Douro, a Ponte Luís I que é a mais antiga da cidade que permanece em actividade, a Ponte Maria Pia que foi construída pela empresa de Gustave Eiffel, a Ponte da Arrábida que tinha à data da construção o maior arco do mundo em betão armado, a Ponte do Freixo que é a que está mais a montante do rio e a Ponte do Infante que é a mais recente que liga Porto e Gaia e foi construída em plena zona histórica, ligando o mítico bairro das Fontainhas (Porto) à lendária Serra do Pilar (Vila Nova de Gaia).
  • Museu de Arte Contemporânea é um dos museus mais visitados do país. Tendo sido projectado pelo afamado arquitecto Siza Vieira, está inserido no Parque de Serralves, expondo assim, lado a lado, a arte de vários artistas contemporâneos e a flora típica da região existente no parque.
  • Palácio da Bolsa é um esplêndido edifício de obrigatória visita, com uma mistura de estilos arquitectónicos, nomeadamente o neoclássico oitocentista, arquitectura toscana, assim como o neopaladiano inglês. De todas as salas do palácio, importa realçar o Salão Árabe com estuques do século XIX legendados a ouro com caracteres arábicos que preenchem as paredes e tecto da sala.
  • O Museu Nacional de Soares dos Reis, criado em 1833 por D. Pedro IV, inclui grande parte da obra do escultor, tendo no seu espólio talvez como a mais emblemática obra O Desterrado, uma bela escultura em mármore.
  • Existem diversos Museus temáticos na cidade como o Museu do Vinho do Porto,Museu Militar do Porto, Museu da Indústria,Museu Nacional da Imprensa,Museu do Papel Moeda e o Castelo do Queijo, extraordinário pelo seu miradouro e onde se realizam várias exposições temporárias.
  • A Casa da Música é dos auditórios culturais da cidade o de construção mais arrojada e relevante dos últimos anos. Esta obra de arquitectura,da autoria de Rem Koolhaas, foi concebida para o evento Porto Capital da Cultura 2001 e é ainda hoje ovacionada internacionalmente.
  • O Teatro Rivoli, o Teatro Nacional São João e o Teatro Sá da Bandeira são relevante salas de espectáculos, de proeminência histórica e arquitectónica, localizados na Baixa do Porto. Ainda na baixa da cidade encontram-se outros importantes auditórios, como o Coliseu do Porto e oCine-Teatro Batalha, a mais marcante e mítica sala de cinema do Porto.
  • O Porto conta com mais de 10 mil eventos anuais, desde concertos, passando por teatros, exposições ou mesmo festas com disc-jockeys famosos numa das várias discotecas e bares da cidade. Contudo, o maior evento de diversão continua a ser o S. João. Assim o comemorado de 23 para 24 de Junho, junta milhares de pessoas que invadem as ruas numa mescla de euforia, diversão cor e cheiros carregados de tradição.
  • Para finalizar em grande, não se esqueça de provar o prato típico por excelência,as Tripas à moda do Porto, não descorando as mais recentes mas não menos afamadas Francesinhas!

Ficam algumas imagens desta fantástica cidade:

Plano do metro do Porto

Metro do Porto

Mapa do Porto


Ver mapa maior

Bom apetite e Boa Viagem!

Conheces este local? Deixa-nos a tua sugestão!

Conheces este local? Deixa-nos a tua sugestão!

Powered by Facebook Comments

4 Responses to O que visitar no PORTO

  1. Paulo Aguiar diz:

    Só uma nota: o S. João não é o padroeiro do Porto :P

    Acrescentaria ainda os magníficos jardins do Palácio de Cristal e do museu de Serralves (que vale até mais pelos jardins que pelas exposições do museu propriamente dito).
    E a sugestão de percorrem as escadarias das margens do Douro – muitos dos segredos escondidos do Porto estão acessíveis por ali ;)

    • admin diz:

      Olá Paulo! Obrigado pelo seu comentário. De facto essa informação não estava correcta e já a alteramos. :) Já agora fica aqui neste comentário a informação adicional que o padroeiro da cidade do Porto é a Nossa Senhora da Vandoma.
      Uma vez mais obrigado, é assim que vamos conseguido ter a melhor informação sobre cada cidade da qual falamos no blog o que visitar em ;) Um abraço

  2. Fernandes diz:

    Para quem gosta de livros e edifícios fantásticos aconselho a visita à livraria Lello, que foi eleita a 3ª mais bela do mundo. Esta livraria é um dos mais emblemáticos edifícios do neogótico da cidade do Porto. A sua beleza é simplesmente deslumbrante!

  3. [...] cidade do Porto foi eleita o “Melhor Destino Europeu 2012” entre 20 cidades selecionadas por um júri da [...]

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>