O que visitar no Gerês

Gerês

Gerês

Falar do Gerês é falar de natureza, é ver por entre o granito cinzento das montanhas o verde da densa vegetação. As águas cristalinas que correm ora por fontes, ora por cascatas, ora por rios ora por ribeiros, envolvidas por toda essa imensa biodiversidade e ar puro, proporciona uma calma e um prazer inviolável a todo aquele que a visita.

Por toda a região as memórias remontam-nos a outros tempos, desde a idade do bronze onde estas terras já marcavam o seu valor nas suas gentes. Hoje, o Gerês é um destino turístico por excelência. Localizado no Norte de Portugal, primorosamente perto de grandes cidades como Braga e Porto, mostrando ainda as suas sublimes marcas de ruralidade, distingue-se pelo espantoso património cultural, ambiental, paisagístico, termal e religioso.

Para uma visita fantástica ao Gerês, por entre tantos lugares de beleza incomensurável, distinguimos os seguintes pontos:

Parque Nacional da Peneda-Gerês

Esta é a única área protegida nacional que detém a qualidade de Parque Nacional, o nível mais elevado de classificação das áreas protegidas. Classificado, também, como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO, ele guarda lugares de riqueza natural únicos. A Mata de Albergaria corresponde a um desses sítios, onde a biodiversidade endémica é preservada. Por tal, a Mata está distinguida pelo Conselho da Europa, como uma das Reservas Biogenéticas do Continente Europeu, sendo considerada o “coração” do Parque.

Para além de todo este tesouro natural, constituído por exemplares únicos de flora e fauna Portuguesa, o Parque oferece ao visitante a possibilidade de contactar com diversas construções de elevado valor histórico e arqueológico, que se apresentam espalhadas um pouco por toda a parte. Assim e atendendo ao seu elevado valor patrimonial, este Parque Nacional constitui uma das maiores atracções turísticas do país.

Terras de Bouro

Esta é a vila que serve de “porta” a todo o Gerês. Sede de concelho, vila de montanha, Terras de Bouro é um lugar incontornável numa visita pela região. No coração da vila, visite o Santuário de Nossa Senhora da Abadia e o antigo Mosteiro Beneditino. Aproveite aqui para conhecer e levar consigo um pouco do artesanato da região, como trabalhos em cerâmica, madeira, cestaria, linho ou lã.

Vilarinho das Furnas

É uma vila muito característica que merece uma visita distinguida. Ela é hoje famosa por ser uma “aldeia submersa”, inundada pela barragem com o mesmo nome em 1971. Assim, a antiga aldeia só se mostra quando o nível das águas desce. Na vila actual construiu-se um museu etnográfico, sendo possível nele visitar, para além de artesanato e outros atributos da história do Gerês, peças dessas mesmas casas que hoje estão desabitadas. Em Vilarinho das Furnas, desfrute ainda de um memorável passeio a cavalo. Vá até à barragem e deixe-se encantar com o esplendor da paisagem.

Miradouro da Pedra Bela

Este é um local que lhe oferece a oportunidade de se consciencializar da relevância do sítio onde se encontra. Deixe-se envolver pela estrondosa paisagem. Devido à sua altitude, daqui é possível ter uma vista espantosa sobre a serra. Vilas, rios e montanhas e até a conhecida Albufeira da Caniçada daqui se deixam deslumbrar. Vale a pena parar e sentir-se pequeno perante tanta beleza natural.

Cascatas da Portela do Homem

Este é sem dúvidas do melhor que a Serra nos oferece, este é um lugar para se ficar sempre mais um pouco. Ficar para contemplar as quedas de água, os lagos e toda a sua beleza inigualável, assim como para ficar e dar uns bons mergulhos, neste sítio privilegiado pela natureza.

Cascata do Arado

Alimentada pelo rio com o mesmo nome, esta cascata apresenta-nos inúmeras quedas de água que se constroem sobre o leito do rio. Por entre o barulho vibrante da água a cair, desinquiete-se com um mergulho realmente refrescante nos lagos criados pela cascata ou mesmo na própria cascata.

Torneros

Mesmo junto à fronteira temos esta bela vila galega. Famosa pela sua nascente de água quente, esta é uma humilde vila espanhola, que sem dúvida, vale a pena visitar junto ao Gerês.

Santuário de S. Bento de Porta Aberta

Este é um local ícone da região e uma referência indiscutível para as suas gentes. Situado na freguesia de Rio caldo, o Santuário do século XIX, exibe os painéis de azulejos da sua capela-mor, que retractam a vida de S. Bento. Santo este, segundo consta, aqui construíra no século XVI, uma ermida para acolher os viajantes que por ali passavam, a qual as portas nunca se fechavam. Daí a origem do nome.

O local oferece ao visitante, ainda, um parque de merendas e um lago com algumas embarcações, para que possa desfrutar ao máximo deste mítico sítio.

Cabril

Esta é uma vila em pleno coração do Gerês, que retracta com mestria a beleza e os encantos desta Serra.

Por entre espigueiros e eiras comunitárias, passeie-se pela vila e descubra porque vale a pena passar por lá.

Cascatas de Tahiti

Próximo de Cabril encontram-se estas cascatas situadas no fundo de um vale. Por este facto, se quer lá chegar, grande parte do percurso terá de o fazer a pé. Porém, como poderá constatar quando lá estiver e puder lavar a cara ou mesmo tomar um belo banho naquelas belas águas, a caminhada vale bem a pena. Aí sentir-se-á num cenário idílico, onde o lago formado pela queda de água é contornado por areia, transformando o panorama da Serra numa paisagem paradisíaca.

S. Pitões da Júnias

Esta é mais uma maravilhosa e pitoresca vila da região. Situada a 1100 metros de altitude é uma das mais altas povoações do país. Situada no conselho de Montalegre, ela guarda em si tesouros lendários. Por entre toda a ventura que a vila oferece, poderá visitar ainda o Mosteiro de S. Maria das Júnias, um fantástico espólio de igreja e ruinas considerado Património Nacional.

Albufeira da Caniçada

Este é um local com uma beleza particular, rodeado de marcos contemporâneos, por entre uma paisagem natural luxuriante aparentemente incólume, oferecida pelo Rio Caldo. Aqui tem a possibilidades de praticar os melhores e atrevidos desportos náuticos ou então apenas fazer um singelo passeio numa embarcação turística. No fim de uma ou outra hipótese, passeie-se ali perto junto à Marina de Rio Caldo e delicie-se com a gastronomia local num dos muitos restaurantes aí existentes.

Geira

Esta é uma singular Via Romana, que tem a maior concentração de marcos miliários epigrafados do Noroeste peninsular, reconhecida como Património Nacional e em fase de candidatura a Património Mundial. Localizada um pouco por todo o concelho de Terras de Bouro, ela perfaz um percurso único, que em tempos fez parte de um dos Caminhos de Santiago. Este é por muitos considerado o ex-libris arqueológico da região.

Estância Termal do Gerês

Localizadas na belíssima vila do Gerês, estas termas edificam-se no exuberante espaço arquitectónico das Caldas do Gerês. Este lugar secular, que hoje está equipado com o maior conforto, modernismo e tecnologia, num sítio acolhedor por entre uma envolvente única, já em tempos remotos, como o dos romanos, terá feito jus às suas águas “milagrosas” e também terá operado como importante foco populacional.

Cutelo

Por entre uma oferta alargada de turismo rural e aldeias típicas da Serra, destacamos esta, Cutelo.

Situada na freguesia de Cibões, ela faz parte das Aldeias de Portugal e proporciona a descoberta de um turismo, por certo, diferente. Para além de paisagem natural e de toda a pacatez do Gerês, desfrute do alojamento típico, da cultura e da vida quotidiana das suas gentes.

Numa visita ao Gerês será imperial que se deslumbre com a comida minhota, sem dúvida, uma das mais ricas do país. Os pratos típicos são, entre outros, a lampreia, cabrito do monte e alguns pratos confeccionados com carne do boi barrosão, nomeadamente, a famosa posta de vitela.

Se por entre a pacatez da serra procura emoção e aventura, o Gerês oferece-lhe um sem número de opções. Actividades como escalada, rafting, rappel, slide, canoagem, paintball, passeios de barco, de bicicleta, a cavalo ou Todo-o-Terreno, tiro ao arco, orientação e visitas temáticas organizadas sobre Arqueologia ou Astronomia, são opções óptimas para se divertir em contacto com a natureza.

Então vá, porque….

Há sítios no mundo que são como certas existências humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles.

Miguel Torga

Fotos do Gerês

Mapa do Gerês


Ver mapa maior

Boa Viagem!!!! :)

Conheces este local? Deixa-nos a tua sugestão!

Conheces este local? Deixa-nos a tua sugestão!

Powered by Facebook Comments

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>