O que visitar no Algarve

Praia Algarve

Bem-vindo ao Algarve

O clima ameno durante todo o ano, a costa repleta de praias magníficas de águas tépidas e calmas, a diversidade de alojamento, a completa vida nocturna e a diversidade de desportos fazem deste local um destino perfeito para umas férias de sonho. Ainda assim, poderá evitar as multidões e visitar as típicas e pitorescas aldeias piscatóriasou as colinas do interior com todasas suas singulares paisagens e reservas naturais.

Perca-se então na vastidão da orla litoral, tendo como fundo as mais belas praias da Europa, onde por entre os recortes dos rochedos e as sombras que eles deixam no areal.

  • Destaque para a sofisticada Vilamoura, com os seus luxuosos campos de golfe e a marina é um dos mais conhecidos complexos turísticos da Europa junto à praia da Falésia (concelho de Loulé).
  • Albufeira, considerada a capital do turismo, onde encontrará animação que procura para as suas férias, não deixe de visitar a zona dos bares junto à praia dos pescadores onde a vida fervilha por entre as ruelas com bares de porta-em-porta.
  • A Praia da Rocha no concelho de Portimão, com o seu vasto areal, ideal para quem quer repousar e se divertir entre a toalha e a água salgada. Mesmo junto à praia, é possível desfrutar de uma pluralidade de restaurantes e bares que atrai grande número de turistas, tanto durante o dia, como de noite.
  • Lagos é também uma das cidades com maior presença turística no Algarve. As suas praias são consideradas das melhores de Portugal e dispõe de diversos, bares, restaurantes e hotéis.
  • Nos últimos anos, a região de Tavira tem-se assumido cada vez mais como um importante pólo turístico, graças ao seu valioso património cultural e paisagístico.
  • Já na extremidade do sotavento algarvio, encontramos ainda a antiga aldeia de pescadores Monte Gordo, um dos mais antigos pontos de turismo balnear da costa algarvia.

Se preferir destinos mais tranquilos ondea maioria das cidades e vilas preserva ainda o legado dos cinco séculos de ocupação árabe, visível nas ruelas estreitas e na arquitectura das casascaiadasde recortes coloridos, com as suas chaminés ímpares, emproando diferentes formas e design geométricos. Assim, longe das multidões:

  • Na costa oeste encontre animadas vilas piscatóriascomo Aljezure Olhão que oferecem praias desertas.
  • No outro extremo descubra a bonita vila piscatória de Alcoutim, perto do Alentejo e de Espanha.

Porém, turismo no Algarve não se resume às praias.

Outros pontos de paragem obrigatória:

  • FIESA em Pêra é uma mega exposição de esculturas em areia, e que em cada nova edição é dedicada a um tema diferente. O festival é único na Península Ibérica e é considerado o maior festival de escultura em areia do mundo. Todos os anos talentosos escultores, oriundos de várias partes do mundo e especialistas na arte de esculpir areia, junta-se para dar forma a trinta e cinco mil toneladas de areia, numa área de quinze mil metros quadrados. (Geralmente é possível visitar entre Abril e Outubro)
  • Existe todo um património construído, como os campanários das igrejas e os museus, que revelam excertos dos antepassados do povo algarvio, digno de ser visitado e descoberto.
  • A mina de sal-gema (grutas) é outro foco de interesse turístico, embora ainda pouco explorado devido à sua descobertarelativamente recente.
  • Serra de Monchique – localiza-se na zona oeste do Algarve. Devido ao facto de estar próxima do mar, possui um clima sub-tropical húmido, com precipitações frequentes, que associadas a temperaturas amenas permite a existência de uma vegetação rica e variada.

Esta serra possui um importante complexo termal denominado de Caldas de Monchique, rodeado por um parque de vegetação variada onde existe a maior magnólia da Europa. É um local riquíssimo em ecossistemas naturais, que motiva a presença de turistas no interior, provando que nem só de praias é feito o Algarve.

  • Serra do Caldeirão – faz a fronteira entre o litoral e barrocal algarvios e as planícies do Baixo Alentejo. Esta, apesar da sua modesta altitude, forma uma paisagem muito peculiar, onde elevações arredondadas, os cerros, são cortadas por uma densa rede hidrográfica. A influência climática da Serra do Caldeirão é muito grande. Como barreira física, é ela que contribui para a existência de um clima mediterrânico no litoral algarvio, com fracas precipitações anuais e temperaturas suaves no Inverno.
  • Rio Guadiana – é a fronteira natural entre o Algarve e a Andaluzia e portanto Portugal de Espanha. Este rio é navegável até à cidade Alentejana de Mértola, constituindo um atractivo turístico relevante.
  • Rio Arade – nasce na Serra do Caldeirão e passa por Silves, Portimão e Lagoa. Actualmente este rio é foco de muito interesse turístico partindo do porto de Portimão mini cruzeiros para Silves, um cruzeiro que faz o percurso até Vila Real de Santo António por toda a costa.
  • Ria Formosa – é um sapal, que se estende por uma área de cerca de 18.400 hectares ao longo de 60 quilómetros, tratando-se de uma área protegida pelo estatuto de Parque Natural.É uma zona húmida de importância internacional como habitat de aves aquáticas, sendo recortada a norte, entre outros, por salinas.
  • A capital algarvia é conhecida por ser a capital das motos em Portugal. Em Faro tem lugar anualmente a maior concentração motard da Europa, que conta com a organização do Moto Clube de Faro, que actualmente já conta com mais de 30.000 participantes.

Sabido é que o Algarve é uma região repleta de tesouros naturais. Os produtos regionais são prova disso, como a doce e sumarenta laranja do Algarve. Ora então, depois dos encantos da paisagem, não pode deixar de provar e deliciar-se com os aromas e sabores da cozinha tradicional algarvia, provenientes sempre da larga lista de produtos regionais. Assim descubrapor exemplo o alargado cardápio à base de peixe e marisco, caso da caldeirada de peixe ou da cataplana de amêijoas. O elenco das ofertas passa também pelas afamadas delícias regionais, representadas pelo figo, amêndoa, alfarroba e pela aguardente de medronho, destilada nas zonas da serra em velhos alambiques cobreados.

Visto isto, não é de estranhar que o turismo seja, há já largos anos a esta parte, a principal actividade económica da região algarvia.

Galeria de fotos do Algarve

Mapa do Algarve


Ver mapa maior

Boa Viagem

2 Responses to O que visitar no Algarve

  1. Joao Cravo diz:

    No Algarve existem imensas praias espetaculares na costa oeste que não se encontram ofuscadas por empreendimentos turísticos, restaurantes e multidões. Arrifana, Amoreira, Vale Figueiras, Amado, Carrapateira, e, na costa sul próximo de Sagres tens o Zavial, raposeira, Maritnhal ou a Ponta Ruiva. Nestas praias podes descansar sem ser incomodado a toda a hora! Se preferes ir para a Costa Vicentina para surfar contacta a Surf’inn, uma rede de surf camps, alojamentos e escolas de surf vocacionados para turistas e praticantes das modalidades relacionadas com o surf, turismo náutico, aventura e desportos radicais. A marca Surf’inn Surf Camps está presente em vários destinos, entre os quais Portugal, Marrocos, Espanha e França, focando-se numa oferta qualificada e orientada para a vertente desportiva.
    As unidades de alojamento e escolas da rede oferecem elevados padrões de qualidade semelhantes e adaptadas a um público-alvo diversificado, desde surfistas experientes e famílias, a empresas que procuram experiências de team building inovadoras. A política de desenvolvimento sustentável da Surf’inn procura dinamizar os vários destinos onde se insere contribuindo para o desenvolvimento local. Os programas organizados pelas várias unidades da rede incluem aulas de surf, surfaris e surf trips, mas também diversas actividades culturais e desportivas como yoga, mergulho, aulas de cozinha, passeios pedestres, a cavalo ou até de camelo! entre outros.

  2. […] pretender conhecer os sitios por nós recomendados para melhor descobrir o Algarve, pode clicar neste link. Recommend on Facebook Share on Linkedin Share via MySpace Tweet about it Subscribe to the […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *