O que visitar em Sintra

Azenhas do Mar

Veja o que visitar em Sintra.

A magnífica vila de Sintra é toda ela mágica e cheia de esplendor. Declarada Património Mundial pela UNESCO, ela compõe “um reino romântico” onde palácios majestosos e propriedades régias emergem do meio de montes e florestas luxuriantes. Caracterizada pelo seu encanto e serenidade singulares, a vila de Sintra oferece cenários de uma beleza surpreendente, com a sua vasta serra rochosa, densa vegetação e praias imaculadas.

Durante cinco séculos, a realeza portuguesa usou estas sumptuosas mansões e propriedades de luxo como residências de Verão para desfrutar do ar puro e do refrescante microclima da serra. Descrita pelo poeta inglês Lord Byron como um “Glorioso Éden”, esta terra fantástica continua a atrair grandes escritores e realizadores de cinema, os quais encontram inspiração tanto na incomparável beleza de Sintra como nas suas lendas e História.

O centro histórico

O centro histórico de Sintra é um magnífico museu a céu aberto, com um tesouro a cada esquina  Os jardins do faustoso Tivoli Palácio de Seteais, o edifício do Convento dos Capuchos do século XVIII, o Palácio e o Parque de Monserrate e outros tantos museus são exemplo da riqueza concentrada neste pacato núcleo. As ruas sinuosas, as pequenas lojas de recordações, os antiquários, as charretes puxadas por cavalos, os restaurantes, os cafés e as prestigiadas pastelarias completam e enriquecem o quadro, fazendo desta pacata vila e o seu centro histórico dos mais amados pelos portugueses.

Palácio Nacional de Sintra ou Palácio da Vila

Em pleno centro histórico encontra-se, também, o Palácio Nacional de Sintra. Trata-se de um soberbo monumento, conhecido por ser o único palácio real de origem medieval do país, que permanece intacto. Ele combina esplendorosamente os estilos Mourisco, Gótico e Manuelino, ostentando, assim, salas ricamente ornamentadas, com mobília antiga e belíssimas tapeçarias, pinturas ímpares e azulejos seculares de tipo oriental. Porém, são as duas altas chaminés cónicas, que brotam da cozinha do palácio, as características mais notórias deste monumento. Elas fazem deste um indiscutível ícone da vila, uma verdadeira marca nos ares brumosos de Sintra.

Castelo dos Mouros

Postado num dos cumes da maravilhosa serra, ergue-se o Castelo dos Mouros. Ele remonta aos séculos VIII – XIX e é um testemunho marcante do passado de Portugal. Conquistado pelo rei D. Afonso Henriques em 1147 aos Mouros e restaurado por ordem do rei D. Fernando II em 1839, esta estrutura militar colossal manteve-se preservada ao longo do tempo. Repare nas torres austeras, na cisterna original e nas extraordinárias ameias do castelo. Daqui privilegiará das mais maravilhosas vistas panorâmicas sobre a cidade.

Palácio Nacional da Pena

Este é um dos ex-líbris da paisagem de Sintra, das obras-primas arquitectónicas mais originais de Portugal. O excêntrico Palácio da Pena é considerado uma das melhores expressões do Romantismo arquitectónico do século XIX no mundo. Com suas janelas de caixilhos minuciosamente trabalhados e pináculos de cores reluzentes, ele faz lembrar um palácio de contos de fadas. Mandado construir pelo rei D. Fernando II e pela rainha D. Maria com o propósito de criar um retiro idílico para a realeza, este palácio faz a fusão entre estilos Gótico, Manuelino, Mourisco e Indiano, estando classificado pela UNESCO como Património da Humanidade.

Palácio da Regaleira ou Quinta da Regaleira

Este é um belo palácio e parque construídos no coração de Sintra no início do século XX. Considerado “um sonho arquitectónico tornado realidade”, este local foi classificado como Património Mundial da UNESCO. Ele está rodeado de luxuriantes jardins, lagos, grutas e construções enigmáticas, que ocultam significados alquímicos. Uma das suas características mais intrigantes é sua a escadaria em espiral, que nos conduz a uma área de grutas e cavernas misteriosas.

A Serra de Sintra e o Cabo da Roca

Numa combinação perfeita de monumentos, mar e montanhas, esta encantada região está inserida no chamado “pulmão de Lisboa”, essa maravilhosa Serra de Sintra. A serra começa mesmo no centro da ‘vila’ e acaba no Oceano, no emblemático Cabo da Roca – o ponto mais ocidental da Europa

Praias

O concelho de Sintra é provido de uma costa brilhante. Repare os espectaculares pores-do-sol das suas praias, vá até à encantadora aldeia piscatória de Azenhas do Mar plantada numa empolgante falésia ou até à praia da Ericeira, popular pelos desportos aquáticos. As praias Grande, da Adraga e das Maçãs são algumas das mais frequentadas de Sintra, procuradas tanto pela sua beleza natural como pelas excelentes condições para a prática de surf e bodyboard.

Património vizinho:

Palácio Real de Queluz ou Palácio Nacional de Queluz

Aclamado como um dos maiores exemplos do Rococó na Europa, chamado “o Versalhes português”, este sofisticado palácio do século XVIII representa a extravagância do apogeu de Portugal.

Palácio Nacional de Mafra

Construído durante o reinado do rei D. João V (século XVIII), o grandioso palácio de Mafra, situado a alguns quilómetros de Sintra, é um dos mais sumptuosos exemplos da arquitectura barroca na Europa. Abrangendo um palácio, um convento e uma igreja, este monumento neoclássico possui 1200 divisões, 4700 portas e janelas, 156 escadarias, uma magnífica biblioteca com cerca de 40 000 livros raros e uma reserva natural impressionante – a Tapada de Mafra.

Ainda em Mafra, vá até à aldeia do Sobreiro e conheça a obra magnífica de um artista português, na Aldeia Típica de José Franco. Trata-se do espólio de José Franco, um oleiro com o soberbo dom de transformar barro em sonhos!

Gastronomia

Em Sintra vai sair deleitado com as riquíssimas especialidades gastronómicas. Sugerimos o rústico Leitão de Negrais, o Cabrito Assado e os pratos de marisco divinais. Para acabar em beleza nãos vai querer perder os doces conventuais – os obrigatórios travesseiros e as emblemáticas queijadas de Sintra. Hummmm!!!

Sinta o poder do Homem penetrado na Natureza. Carregue os pulmões de verde e tenha “ouro-sobre-azul”. Conheça Sintra.

Galeria de Imagens de Sintra

Mapa de Sintra


Ver mapa maior

Boa Viagem!

Conheces este local? Deixa-nos a tua sugestão!

Conheces este local? Deixa-nos a tua sugestão!

Powered by Facebook Comments

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>