O que visitar em Berlim

BrandenburgerTor

O que visitar em Berlim – Se vai a Berlim, veja o que pode visitar

Berlim sendo a capital e a maior cidade da Alemanha é também um dos mais influentes centros de política, cultura e ciência europeia.O rápido desenvolvimento da metrópole atraiu uma reputação internacional aos seus festivais, arquitectura contemporânea e vida nocturna, sendo um grande centro turístico e morada para pessoas de 180 nações diferentes.

Pontos de interesse:

Património Mundial, a Ilha dos Museus (Museumsinsel) é uma ilha no rio Spree, localizada no centro da cidade. A ilha recebe este nome por lá se encontrarem cinco importantes museus:

  • O Pergamonmuseum (Museu Pergamon) é um magnífico museude arquitetura antiga. A sua construção demorou cerca de vinte anos, tendo tido ínício em 1910. Por entre a sua grandiosa colecção destaca-se o fabuloso Altar de Pérgamo
  • O AltesMuseum (Museu Antigo) é o maior e mais importante museu do mundo no campo da arte antiga da Grécia, Roma e Etrúria
  • O NeuesMuseum (Novo Museu) foi construído entre 1843 e 1855, tendo sido severamente danificado durante o bombardeio de Berlim durante a 2ª Guerra Mundial. Após a sua reconstrução,o museu foi reaberto oficialmente em 2009.

Por entre os artefactos que o museu alberga está o busto da rainha egípcia Nefertiti.

  • A Alte Nationalgalerie (Antiga Galeria Nacional) possui uma rica colecção de pinturas e esculturas européias do século XIX.
  • O Bode-Museum(Museu Bode) abriga, entre outros, uma colecção de esculturas, arte bizantina, moedas e medalhas, sendo detentor de uma das maiores colecções de numismática do mundo.

Também se localizam na ilha:

  • O Berliner Dom (Catedral de Berlim) é um belíssimo edifício construído entre 1895 e 1905.
  • O Lustgarten (Jardim das Delícias), sendo hoje um importante jardim público da cidade, era primitivamente um jardim particular, tendo pertencido originalmente ao antigo BerlinerStadtschloss, o Palácio da Cidade de Berlim.

Palácios e parques de Potsdam e Berlim

Este sítio Património Mundial engloba 500 ha de parques e 150 edifícios construídos entre 1730 e 1916 em Potsdam e Berlim

    Em Potsdam destaca-se:

  • O NeuesPalais (Novo Palácio de Potsdam) é um antigo palácio Real da Prússia que fica no lado oeste do Parque Real de Sanssouci. A construção do edifício foi iniciada em 1763, após o fim da guerra dos sete anos, sob Frederico o grande. É considerado o último grande palácio barroco prussiano.
  • E em Berlin-Zehlendorf destaca-se:

  • O SchlossGlienicke (Palácio de Glienicke) foi a residência de Verão do Príncipe Carlos da Prússia. O palácio é, na paisagem do parque de Glienicke, o elemento central dum conjunto edificado de arquitectura, arte e importantes edifícios culturais da primeira metade do século XIX, tendo sido considerado como Património da Humanidade pela UNESCO.

Outros locais para visitar em Berlim:

  • A Berlin Hauptbahnhof (Estação Central de Berlim) é maior estação ferroviária de intercepção em múltiplos níveis da Europa. A estação projetada pelo arquitetoMeinhardvonGerkan é uma parte elementar do “conceito cogumelo”, nome dado ao projeto de reorganização do transporte ferroviário berlinense de passageiros.
  • A BerlinerFunkturm (Torre de rádio de Berlim) para além de ser uma torre transmissora é uma das principais atracções turísticas da cidade, tendo uma construção em aço similar à Torre Eiffel. Os visitantes podem alcançar o restaurante e a plataforma de observação por um elevador que sobe a uma velocidade de até 4 metros por o segundo.
  • A BerlinerFernsehturm (Torre de televisão Berlim) é uma torre construída entre 1965 e 1969 pela República Democrática Alemã (RDA), que a usou como símbolo da Berlim governada pela RDA. A torre é facilmente visível de todo o centro e de alguns bairros de Berlim e continua a ser um símbolo da cidade.
  • A Fernsehturm é a quarta maior estrutura sem apoios da Europa. Existe uma plataforma para visitantes e um restaurante giratório no centro da esfera que a torredetém. A plataforma de visitantes está a uma altura de cerca de 204 m acima do solo e a visibilidade pode chegar a 42 km em dias claros. O restaurante, que gira uma vez a cada vinte minutos, está a poucos metros acima da plataforma.

  • O BrandenburgerTor (Portão de Brandemburgo ou Porta de Brandemburgo) é um tipo de arco do triunfo, símbolo da cidade de Berlim.Edifica-se na extraordinária “UnterdenLinden” (em português,Por baixo das Tílias)a principal avenida de Berlim-leste, que dá acesso à antiga residência real.
  • Reichstag é a denominação dada ao fabuloso prédio onde o parlamento federal da Alemanha (Bundestag) exerce suas funções. Este foi profundamente renovado com uma magnífica cúpula de vidro.
  • Checkpoint Charlie (e o que resta do Muro de Berlim) foi o nome dado pelos aliados a um posto militar entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental durante a Guerra Fria, tornando-se assim num símbolo da Guerra Fria, representando a separação do leste e oeste. Situado aqui também no checkpoint está o famoso café e ponto de observação dos oficiais aliados, forças armadas e outros visitantes, CafeAdler (CafeAguia).
  • O ZoologischerGarten (Jardim Zoológico) é aquele que apresenta a mais completa colecção de espécies no mundo.
  • O Schloss Bellevue (Palácio de Bellevue) é a residência oficial do Presidente da Alemanha. Situadosobre o Rio Spree, no centro da capital, recebeu o nome de Bellevue, que significa Belavista em francês, devido à bela vista que tem sobre o rio.
  • O Siegessäule (Coluna da Vitória) é um monumento com 66,89 metros de altura e no seu topo tem uma estátua de bronze de 5 metros e 35 toneladas de Vitória, a deusa da vitória militar. Uma escadaria de 285 degraus leva ao topo da coluna, onde há uma plataforma de observação a 45 metros acima do nível térreo.
  • A PostdamerPlatz é uma importantíssima praça da cidade, que tendo sido completamentedevastada, foi totalmente reconstruída após a queda do Muro de Berlim, tornando-se assimnum dos mais reluzentes símbolos da nova Berlim. Aqui se encontra o Centro Sony que, para além da extraordinária animação nocturna é uma jóia da arquitectura moderna.
  • Na Breitscheidplatz, bem no centro de Berlim Ocidental, é a maior praça pública de Berlim. Aquisituam-se as lojas das mais conceituadas marcas de luxo.
  • O Holocaust-Mahnmal (Memorial do Holocausto) consiste numa área de 19.000 metros quadrados coberta com 2.711 lagesde pedra cinzenta que dão a impressão de um campo ondulado.
  • E se quer entender Berlim tem que conheceralguns dos seus bairros.

  • Kreuzberg é o bairro da juventude alternativa e é feito de muitos estrangeiros, muita música, muitos artistas e pela busca incessante da preservação da boa qualidade de vida.
  • No entanto, Kreutzber perdeu seu reinado de vida nocturna para Prenzlauer Berg. Este é um bairro do lado oriental de Berlim, que depois da queda do muro em 1989, começou a aparecer como novidade e local de imperiosa visita,tanto pelos berlinenses como pelos turistas.
  • Nikolaiviertel (Bairro judeu de S. Nicolau) é famoso pela arquitectura dos séculos XVIII e XIX.
  • Uma vez em Berlim não pode deixar de comer a famosa e de tão variados tipos salsicha alemã e a tão conceituada e não menos frequente cerveja.

    Galeria de fotos de Berlim:

    Plano do Metro de Berlim

    Mapa do Metro de Berlim

    Mapa de Berlim


    Ver mapa maior

    Boa Viagem

    Conheces este local? Deixa-nos a tua sugestão!

    Conheces este local? Deixa-nos a tua sugestão!

    Powered by Facebook Comments

    Deixar uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


    *

    Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>