Menorca – Saiba o que visitar!

Cala Galdana

Já conhece Menorca? Então está na hora de saber um pouco mais sobre está magnifica ilha espanhola…

Também conhecida como “Minorca”, Menorca é a mais oriental e a segunda maior ilha das Baleares espanholas. Embora possua quase tantas praias como Maiorca e Ibiza em conjunto, é a mais calma e bem preservada das três grandes ilhas do arquipélago. O seu ambiente sempre tranquilo e amistoso, mesmo durante a estação alta, nunca deixa de surpreender quem a visita.

Aqui poderá deparar-se com as mais variadas paisagens, indo por cidades de elevado património histórico e cultural, passando por campos de terra vermelha salpicados de casas típicas, às soberbas falésias cobertas de verdes pinhais. A sul, com uma tão vasta oferta de fabulosas praias e baías, o azul-turquesa das águas tépidas do mar faz com que haja uma maior afluência de turistas. Porém, o norte, mais acidentado e de recorte rochoso, não é menos apetecível. Ele abriga apaixonantes e acolhedoras aldeias piscatórias, que nos fazem esquecer que estamos longe de casa, mesmo no meio do mediterrâneo.

Assim, Menorca é um destino de férias deslumbrante tanto pela sua importância histórica como pelas magníficas paisagens, que envaidecem quem por lá passa.

  • Mahón

Esta é a capital da ilha. Ela é conhecida pelo seu magnífico porto natural e pelo seu património histórico. Aproveite as vielas sinuosas e ruas estreitas, para dar um belo passeio por entre muralhas em ruinas, palácios coloridos e belas casas de estilo Georgiano. Um dos principais emblemas da cidade é sem dúvida o belo edifício da Câmara Muinicipal. Porém, a grandiosa Igreja de Santa Maria, em estilo barroco, é um monumento que não pode realmente perder. A visitar também, é a memorável La Mola, a Fortaleza de Isabel II, situada à entrada do porto. Daqui desfrute das excelentes vistas sobre Mahón e a costa.

  • Ciutadella

Esta foi, em tempos, a primeira capital de Menorca, sendo assim formada também por importantes monumentos. Faça um passeio pela Cidade Antiga e aprecie os vestígios mouriscos e medievais pertencentes à antiga cidadela, hoje já desaparecida. A Catedral em estilo gótico, construída no século XIV sobre as ruínas de uma antiga mesquita é um belo monumento digno de uma visita. Não deixe de visitar o Castell de Sant Nicolau, do século XVII, um bastião envolvido por um fosso construído para proteger o acesso ao porto. Outra das maiores atracções locais é a Plaça d’es Born, considerada uma das mais belas praças de Espanha.

  • Praias e baias

Era essencial que não deixássemos aqui de falar das soberbas paisagens e cenários românticos com que a ilha tão bem nos presenteia. Tratando-se de uma maravilhosa ilha como Menorca, a lista que poderíamos aqui colocar de belíssimas praias e baías era extensa. Então, preferimos aqui evidenciar apenas algumas que pensamos merecer especial destaque.

Son Bou é a maior praia da ilha com um soberbo areal de 3 km de areia fina e branca. Ela é sem dúvida uma das mais belas praias da ilha.

Cala Galdana é uma baía paradisíaca que tem vindo a conquistar a preferência dos turistas. Este é um local excelente para um momento romântico.

Outras praias famosas pela sua sumptuosidade são Punta Prima, Cales Coves, Cala Mitjana, Cala Turqueta e Son Xoriguer. Visite-as e vai perceber porquê!

  •  Ruinas megalíticas

Por entre as ilhas Baleares, a ilha de Menorca é, sem dúvida, a que oferece a maior concentração de monumentos pré-históricos. São as suas ruínas megalíticas datadas do período talaiótico (2000 a.C.–1000 a.C.), e todos os sítios arqueológicos espalhados um pouco por toda a ilha, que fazem dela um extraordinário “museu ao ar livre”.

Inicie esta viagem ao passado em Torre d’en Galmés, onde se encontra um grande povoado de origem pré-histórica que perdurou desde a era talaiótica até à época romana.

Continue pela aldeia de Trepucó, datada de cerca de 1500 a.C.. Situada próximo de Mahón, ela é igualmente extraordinária.

A poucos quilómetros a sul de Mahón, Sant Lluís foi construída pelos Franceses em 1756 e exibe uma bela igreja de estilo Neoclássico, além de um antigo moinho, o Molí de Dalt, hoje transformado num museu etnológico.

Na parte norte da ilha destacam-se as famosas ruínas de um antigo povoado fenício em Sanitja, que no Verão é visitável em passeios de barco que partem de Fornells. Aqui encontra-se também a Torre de Sanitja, erigida pelos Ingleses para proteger o acesso ao seu porto natural. O local é famoso pelos esplêndidos pores-do-sol.

  • Actividades diversas

Em Menorca as actividades em oferta são tão diversas que é difícil ficar quieto num local.

Em terra sugerimos que explore o Camí de Cavalls, um antigo caminho que percorre todo o litoral da ilha e que lhe proporcionará um belo passeio por entre soberbas paisagens. O percurso pode ser feito de bicicleta, a cavalo ou simplesmente a pé, em boa companhia.

Se preferir deixar-se deslumbrar por passeios marítimos, os portos de Mahón e Es Castel são local de partida de diversas excursões de barco que o levarão a conhecer extraordinárias enseadas com praias imaculadas e imponentes falésias.

Ferreries é um excelente destino para compras, muito conhecido internacionalmente pelas sandálias feitas à mão, as avarques.

No final, aproveite para tomar uma bebida na Cova d’en Xoroi, em Cala en Porter. Esta é uma famosa gruta com grandes galerias situada numa falésia, dotada de soberbas vistas para o mar.

Ao visitar Menorca não pode deixar de experimentar a sua secular gastronomia. O seu prato regional mais famoso é a caldereta de llagosta (caldeirada de lagosta). Esta iguaria é uma especialidade de Fornells, localidade visitada todos os anos pelo rei Juan Carlos, que propositadamente passa para a saborear.

O queijo de Mahón é outro dos produtos mais apreciados da região. Em Alaior, capital da indústria leiteira menorquina, há um excelente mercado de queijos e especialidades locais, entre as quais se destacam os gelados artesanais.

As diferentes ocupações que ocorrerem na ilha por diversos povos ao longo dos tempos, contribuíram para que a Menorca  beneficiasse de uma riquíssima herança cultural. Os Ingleses estiveram na origem do famoso gin de Mahón, enquanto os Franceses nos deram a mais popular iguarias da região, a salsa mahonesa, que entretanto baptizaram como mayonnaise.

Se bem que tenha fama de ser uma ilha sossegada, a alegria dos menorquinos transforma cada uma das suas fiestas num evento extremamente animado em que todos saem para as ruas celebrando tradições centenárias e bebendo pomada, um forte cocktail de gin de Mahón e limonada, de sabor amargo e servido em shots.

Menorca é assim um destino repleto de surpresas que vão da gastronomia às tradições populares, da cultura milenar às paisagens memoráveis!

Entre também nesta fiesta, conheça Menorca!

Galeria de Imagens de Menorca

Mapa de Menorca


Ver mapa maior

BOA VIAGEM!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *