Ilha da Madeira

Santana

O QUE VISITAR NA MADEIRA

Este é um arquipélago português com um clima subtropical e paisagens deslumbrantes, orgulhoso por ser o berço de personalidades como Cristiano Ronaldo (futebolista) e Fátima Lopes (estilista). Além do estonteante azul do céu e do mar, da majestade dos vales e das montanhas onde a flora é diversa e abundante, a Madeira tem uma vasta lista de atracções ímpares. A ilha é famosa pelo seu Vinho da Madeira, pela Banana da Madeira, pelas talentosas bordadeiras, pelo Bolo de Mel, pelas flores e frutos exóticos e pelo grandioso espectáculo pirotécnico de fim-de-ano (considerado o maior do mundo pelo Guinness Book of Records). Se acrescentarmos a tudo isto um clima delicioso e um povo afável, é fácil de perceber porque é que, esta ilha conhecida como a Pérola do Atlântico, se tornou um dos destinos de férias mais desejados do mundo.

Por entre um riquíssimo leque de opções, destacamos os seguintes pontos que não deve deixar de visitar:

  •  Funchal

Capital da ilha, o Funchal é uma cidade vibrante cheia de cor e movimento com vistas maravilhosas para as montanhas. Ela orgulha-se de ter um dos portos mais procurado por navios de cruzeiro do Oceano Atlântico. Após um passeio pela fabulosa marina e se refrescar num dos maravilhosos cafés e esplanadas da zona, vá por entre ruas e monumentos carregados de história e chegue à Sé Velha. Deslumbre-se com o seu belíssimo interior.

Depois, ludibriado por um turbilhão de cores e cheiros exóticos da passagem obrigatória pelo “Mercado dos Lavradores”, não deixar de ir ao Monte. Aí, depois de subir à carismática Igreja do Monte e descobrir o imenso miradouro sobre a cidade, parta numa aventura ímpar, descendo o monte até ao mar sobre Carrinhos de Cesto do Monte. Se preferir pode sempre ir de teleférico. Aproveite para conhecer também o afamado Jardim Botânico da Madeira.

Nesta cidade maravilhosa é de salientar o facto de ela receber nas passagens-de-ano o maior espectáculo de fogo-de-artifício do mundo (assim considerado pelo pelo Guinness Book of Records). Este é um espectáculo mágico que acontece todos os anos no belíssimo cenário da baía do Funchal e que traz turistas de todo o mundo, fazendo com que as taxas de ocupação hoteleira dessa época rasem os 100%. Naquela que se espera a noite mais longa do ano, uma vez na Madeira, troque a champanhe por um belo brinde com a típica Poncha Madeirense.

  •  Câmara de Lobos

Não pode deixar de passar por esta pacata mas fascinante vila piscatória, reparar nos belos bananais plantados nas encostas pouco repostadas da montanha e deixar-se levar por entre estradas apertadas e de sinuosas naturezas.

  •  Cabo Girão

Uma vez na Madeira é impossível não perceber que o verdadeiro encanto da ilha está nas montanhas. As suas vistas estrondosas, os declives acentuados e as falécias descumunais são uma constante para qualquer direcção que se siga. De todos os miradouros de cortar a respiração de que a ilha é tão bem provida, destacamos aqui o Cabo Girão. Ele é o mais alto da Europa e o segundo maior cabo do mundo. Com uma escarpa quase vertical com uns impressionantes 580 m de altura, o mirante possibilita uma vista magnífica sobre o mar, razão pela qual é um local tão visitado por turistas.

  •  Porto Moniz

Esta é uma vila afamada pelas suas piscinas naturais formadas nos recifes vulcânicos. Resguardadas por rochas vulcânicas que vão deixando o mar penetrar, estas belíssimas piscinas de água salgada são assim formadas naturalmente. Os seus 3.800 m² de área para natação e 3217 m² de área para solários fazem as delícias dos milhares que as visitam.

  •  Calheta

O Concelho da Calheta é um dos concelhos mais velho e o maior da Ilha em extensão. Com paisagens lindíssimas é um local de visita obrigatória.

A Praia da Calheta é uma praia artificial com 100 metros de extensão e é frequentemente procurada por praticantes de canoagem e windsurf. Ela é muito conhecida por ter sido a primeira do arquipélago a importar areia, de Marrocos, sendo pois, assim, uma raridade por toda a ilha que é composta quase na totalidade por praias de calhau.

  • Santa Cruz e Machico

Estas são cidades da zona Este da ilha por onde pode estupeficar-se com todas as vistas fantásticas sobre o Atlântico. Em Santa Clara tem o aeroporto com uma magnífica envolvente e em Machico um fantástico leque de escolhas de restauração e hotelaria.

  • Santana

O concelho de Santana é considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera. As casinhas de Santana, como são popularmente conhecidas, são o ex-líbris de Santana e o cartão turístico da Madeira. Estas típicas casas têm forma triangular, são revestidas de colmo e tem umas cores que as tornam únicas e inconfundíveis.

  • Ilha de Porto Santo

Esta é uma espantosa ilha do arquipélago da Madeira, que para além da grande ilha da Madeira, é a única habitada. Embora não se situando muito longe da Ilha da Madeira – cerca de duas horas de barco – esta é completamente diferente. O seu solo é completamente arenoso e a ilha é extremamente plana. Assim, tem uma maravilhosa praia de areia com 9km de comprimento carregada de palmeiras que lhe dá um toque requintado de paraíso. Vale bem a pena visitar! 

Aqui onde a Europa se funde com os trópicos e os lugares se emaranham de memórias… à Madeira certamente que irá regressar vezes sem conta!

Galeria de Fotos da Ilha da Madeira

Mapa da Ilha da Madeira


Ver mapa maior

BOA VIAGEM!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *