O que visitar em Viena

Graben

Sugestão de locais para visitar em Viena

Viena de Áustria é completamente surpreendente para quem a visita pela primeira vez. Esta cidade bela, de palácios, museus, catedrais e igrejas carregados de história, de largas avenidas repletas de elegantes cafés e restaurantes, tem na sua biografia, aquando da dinastia Habsburg, ter sido a mais influente, num domínio que se estendia a metade da Europa. Porém, tanto imperialismo não deixou que esta cidade não pudesse ser considerada actualmente a terceira melhor capital europeia a nível de padrão de vida.

A nível cultural a cidade é um importante centro de música erudita muitas vezes mencionada como a Cidade dos Músicos, tendo sido berço de diversos artistas, destacando-se entre eles Franz Schubert e Strauss. Por entre as figuras vienenses está, também Freud, famoso psicanalista austríaco. De importante destaque é o facto de o seu centro histórico fazer parte da Lista de Património da UNESCO.

Seguidamente realçamos alguns pontos de elevado valor turístico a não perder.

Viena conta com uma particularidade arquitectónica que foi denominada Ringstrasse e foi idealizada e construída no século XIX. Em pleno coração da cidade esta região conhecida como Ring (anel) tem todas as pérolas que Viena tem para presentear, como palácios, parques e áreas pedestres, entre tantos outros.

Hofburg

Sendo o mais importante palácio situado dentro do Ring, este foi o palácio imperial dos Habsburgos, onde viveu a lendária Sissi e o Imperador Francisco José. Hoje é a residência oficial do presidente austríaco. É um esplendido e monumental conjunto de edifícios, albergando ainda o Museu Sissi e a sede da conhecida Escola de Cavalaria Espanhola, Spanische Hofreitschule, com os seus célebres cavalos Lipizzans.

Stephansdom  (Catedral de Santo Estêvão)

Esta é uma das maiores catedrais góticas medievais e o edifício gótico mais importante de toda a Áustria. Stephansdom é um grande exemplo da arquitectura medieval que remonta ao século XI. Os seus telhados coloridos e os 343 degraus a subir até à torre fazem deste soberbo edifício, um importante ponto turístico.

Palácio Schönbrunn

Outrora foi a residência de Verão dos Habsburgos. Hoje é Património Mundial. Mandado construir por Leopoldo I em 1696, tendo sido aperfeiçoado pela imperatriz Maria Teresa até ao seu actual estilo rococó, este é o local mais visitado de Viena.

Haus der Musik (Casa da Música)

É um bonito edifício de seis andares, que oferece ao visitante, entre outros pontos de interesse, muitos espaços interactivos onde é possível se divertir em família. Experimente sons, tons e os tantos instrumentos disponíveis, ao mesmo tempo que conhece as vidas e obras de compositores como Mozart, Schubert e Strauss. Por fim, deleite-se a comandar a Orquestra Filarmónica de Viena, uma das mais prestigiadas do mundo, conferindo o seu toque pessoal à famosa valsa Danúbio Azul.

Albertina

Este museu é um dos mais cotados do país, com obras de Monet, Dürer, Klimt, Rubens, Schiele, Cézanne, Kokoschka e Picasso. Este é o resultado da importante colecção gráfica reunida pelo casal Batliner, que abriga nem mais nem menos que a maior colecção gráfica do mundo (60.000 desenhos e um milhão de obras gráficas).

Museums Quartier

Um interessante complexo museológico onde se encontra o Leopold Museum, o Mumok (Museu de Arte Contemporânea) e o Kunsthalle, bem como um Museu da Criança.

Riesenrad

Eis o ex-libris da cidade! É uma Roda Gigante construída em 1897 nas margens do Rio Danúbio, com uma altura equivalente a um prédio de 21 andares, a qual constitui a oportunidade imperdível para ter uma perspectiva panorâmica sobre a cidade. Riesenrad está inserida num famoso parque de diversões e ladeia com o Prater, um enorme espaço verde do qual faziam parte os antigos bosques imperiais de caça.

Belvedere

Este é um complexo com dois extraordinários palácios, que foram residência de Verão do príncipe Eugénio de Sabóia. Aqui se situa o museu que acolhe o célebre O Beijo, o quadro mais famoso de Gustav Klimt, pintado há 100 anos. O museu guarda ainda obras de Schiele e Kokoschka e arte da Idade Média até aos nossos dias.

Mariahilfe Strasse

É a principal rua de comércio de Viena, onde se pode encontrar entre outros, uma mega loja da Virgin Records.

Graben

É a praça mais importante do centro da cidade. Aqui pode-se desfrutar da elegância dos bares, cafés e restaurantes vienenses. Também ali se encontram algumas das principais lojas da cidade.

Torre de Danúbio

A cidade de Viena é cortada pelo rio Danúbio, até hoje um dos maiores símbolos da cidade e de essencial importância para a economia vienense. No rio Danúbio encontra-se a Torre de Danúbio, uma torre de metal de 287 metros que abriga um restaurante rotatório com uma vista sensacional para a cidade.

Como se ainda não bastasse de boas razões para visitar esta maravilhosa cidade, a boa mesa também é uma característica de Viena. Condensando o melhor das influências vizinhas Hungria, Itália, Boémia, a sua cozinha é variada. Falamos desde os populares Wiener Schnitzel (panados finos de carne) que são servidos em doses reforçadas nas heuriger (as tavernas do vinho), passando pelos pratos mais sofisticados dos engenhosos chefs, até às afamadas sobremesas.

Neste seguimento, de imperdível visita sugerimos:

O café Vienense

Não deixe de se deliciar no tradicional café de todos os vienenses, onde a imensa variedade de doces faz jus ao prestígio alcançado pelos confeiteiros de Viena ao longo dos tempos. Entre as delícias mais requisitadas estão o Apfelstrudel (torta de maçã), Palatschinken (panqueca de frutas, queijo ou chocolate) e o Mohr um Hemd (pudim de chocolate com chantilly).

Vale a pena também passear no Freihausviertel, um bairro jovem e dinâmico de Viena, em especial na rua Schleifmühlgasse. Ali encontra-se a loja Alt Wien Kaffee, um paraíso para os apreciadores de café. Aqui se pode comprar um lote a gosto, depois de apreciar a separação manual do grão, para no fim beber uma saborosa bica.

Galeria de fotos de Viena

Plano de Metro de Viena

Plano de Metro de Viena

Mapa de Viena


Ver mapa maior

Boa Viagem!

Conheces este local? Deixa-nos a tua sugestão!

Conheces este local? Deixa-nos a tua sugestão!

Powered by Facebook Comments

One Response to O que visitar em Viena

  1. Marta diz:

    Parece-me um belo destino :)

    Parabéns pelo trabalho!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>