O que visitar em Lisboa

Elevador de Santa Justa

O que visitar em Lisboa

Lisboa é uma cidade com uma vibrante vida cultural. Epicentro dos descobrimentos desde o século XV é o ponto de encontro das mais diversas culturas e o primeiro lugar em que Oriente, Índias, Áfricas e Américas se encontraram.

Lisboa é conhecida pela cidade das sete colinas. Não menos conhecidos, e dignos de visita, são alguns dos seus recantos e bairros:

Alfama

Alfama é um dos bairros mais típicos de Lisboa. Caracteriza-se pela sua arquitectura de típica cidade árabe e medieval. Com suas ruas estreitas, é através dos alegres eléctricos que o bairro se move. É neste bairro que é possível encontrar o maior número de casas de Fado.

Em Alfama, distinguem-se:

  • O Miradouro de Santa Luzia que tem uma vasta vista sobre Alfama e o rio Tejo.
  • O Castelo de São Jorge, na colina mais alta do centro da cidade;
  • A Sé de Lisboa que foi mandada construir em 1150 por D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal.
  • O Panteão Nacional que é o local onde estão sepultadas personagens ilustres do país,como são o caso de presidentes da República, alguns prestigiados escritores e a incomparável fadista Amália Rodrigues.

Bairro Alto

O Bairro Alto, outro bairro típico de Lisboa, situado no centro da cidade, é uma zona de comércio e entretenimento por excelência. Este é um lugar de inevitável encontro entre os jovens da cidade, por ser um dos principais centros de divertimento nocturno da capital. Este é assim um marco da tão afamada “ noite lisboeta”,um localonde é feita uma viva mescla de gentes locais e turistas.

Baixa de Lisboa

Também conhecida por Baixa Pombalina,a Baixa de Lisboa é o “coração” da capital, tendo sido edificada sobre as ruínas da antiga cidade de Lisboa, destruída pelo grande Terramoto de 1755. Esta é a maior zona comercial da cidade, evidenciando-se a nível do comércio tradicional a zona do Chiado.

  • A Praça do Comércio, também conhecida como Terreiro do Paço, situada junto ao rio Tejo é uma das maiores praças da Europa.
  • Os edifícios, com arcadas que circundam a praça, albergam alguns departamentos de vários Ministérios do Governo Português e ainda o famoso café Martinho da Arcada, o mais antigo de Lisboa e um dos preferidos do ilustre poeta Fernando Pessoa. Fernando Pessoa cuja estátua se encontra a dois passos junto, do não menos famoso, café a Brasileira.
  • Nesta praça, por um lado, as suas duas torres quadradas contemplam o Tejo, mostram aquela que foi sempre a entrada nobre de Lisboa, feita através do desembarque pelo rio. Por outro, sobressai o Arco Triunfal, fazendo de porta à nobre Rua Augusta. Esta é hoje um vasto espaço usado para eventos culturais e espectáculos.
  • O Elevador de Santa Justa, projectado em finais do século XIX por MesnierduPonsard, liga a Baixa Pombalina aoLargo do Carmo, constituindo um dos monumentos mais interessantes da Baixa. Os visitantes podem subir ou descer pelo elevador dentro de duas elegantes cabinas de madeira com acessórios de latão.

Belém

Junto à zona ribeirinha do Tejo, a poente do centro da cidade encontra-se Belém. Representante da cidade da época dos Descobrimentos é possível ver nesta zona duas construções classificadas pela UNESCO como Património da Humanidade:

  • O Mosteiro dos Jerónimos, mandado construir pelo Rei D. Manuel I em 1501 e o melhor exemplo do denominado Estilo Manuelino, cuja inspiração provém dos descobrimentos, estando também associado ao estilo gótico e algumas influências renascentistas. Os restos mortais de Luís Vaz de Camões, autor de Os Lusíadas, repousam no Mosteiro, e também o grande descobridor Vasco da Gama.
  • Muito perto do Mosteiro dos Jerónimos, encontra-se a Torre de Belém, construção militar de vigia na barra do Tejo, o grande ex-líbris da cidade de Lisboa e uma preciosidade arquitectónica.

Em Belém,ainda se localiza:

  • O Padrão dos Descobrimentos, o monumento foi erguido para homenagear os elementos envolvidos no processo dos Descobrimentos portugueses;
  • O Palácio de Belém, residência oficial do Presidente da República;
  • O Museu Nacional dos Coches, o museu da rede pública mais visitado de Portugal, com a maior colecção de coches do mundo;
  • O Museu da Electricidade, com uma exposição onde se mostra a produção de energia e a maquinaria da antiga Central Tejo misturando ciência e diversão;
  • A Igreja da Memória, em estilo neo-clássico, é uma igreja pequena mas graciosa, sendo o interior em mármore e tendo no exterior uma bela cúpula. Contudo seu pormenor mais significativo é o facto de servir de sepulcro a Marquês de Pombal.
  • O Centro Cultural de Belém, um importante auditório concebido para desenvolver a actividade cultural.
  • Uma vez em Belém não pode deixar de provar os prestigiados e autênticos Pastéis de Belém, um dos mais famosos doces de Portugal, galardoados com diversos prémios gastronómicos a nível mundial.

Estrela

Esta parte de Lisboa, inclui um dos parques mais famosos e antigos da capital, o Jardim da Estrela, que foi criado há mais de 100 anos e foi inspirado pelo HydePark, em Londres. Porém aqui a Basílica da Estrela, com um estilo Barroco-Neoclássico, é a principal atracção desta zona da cidade. A Assembleia da República é também outro ponto importante da cidade, que se localiza nesta zona da cidade.

Ajuda

Este é mais um bairro com um património rico e variado, fruto das muitas gerações que por lá passaram. Aqui encontramos, entre outros:

  • O Jardim Botânico da Ajuda. Este jardim do tipo italiano com dois níveis é um oásis no meio da cidade de Lisboa. Inclui árvores tropicais e uma das sebes de buxo dentro das maiores da Europa, com cerca de 2 km de cumprimento, desenhando diversos desenhos geométricos em volta de canteiros de flores.
  • O colossal Palácio Nacional da Ajuda, antigo Palácio Real, é hoje em grande parte um museu, estando instalada no restante edifício, entre outros, a Biblioteca Nacional da Ajuda.

Parque das nações

O Parque das Nações nasceu em 1998, para acolher a exposição mundial Expo 98 subordinada ao tema dos Oceanos, tornando-se na zona mais moderna de Lisboa e mesmo de Portugal.

As principais atracções são:

  • O Oceanário de Lisboa, com a sua impressionante colecção de espécies aquáticas vivas.
  • O Pavilhão Atlântico é um espaço destinado a atracções públicas e festivais. Com uma capacidade de 20.000 espectadores, é o maior pavilhão de espectáculos de Portugal.
  • Torre Vasco da Gama, em pleno Parque das Nações, construída assim junto ao rio Tejo, é uma das mais altas construções de Portugal.
  • Ponte Vasco da Gama, à data da sua inauguração em 1998, era a mais longa da Europa e está actualmente entre as dez mais extensas de todo o mundo.
  • Gare do Oriente, com uma arquitectura inconfundívelé uma das estações ferroviárias e rodoviárias mais importantes em Lisboa.

Ainda no centro histórico da cidade encontra-se:

  • A Avenida da Liberdade, que nos conduz à Praça dos Restauradores.Esta é uma das principais avenidas da cidade de Lisboa, tendo sido construída muito ao estilo dos Campos Elísios em Paris. No seu prolongamento encontramos o Parque Eduardo VII, o maior parque do centro da cidade, fazendo a ponte para o Parque Florestal de Monsanto, o “pulmão” da cidade.
  • A Praça de D. Pedro IV ou mais conhecida por Rossioé aqui destacada pelos seus edifícios pombalinos, ocupados por lojas de recordações, joalharias e cafés. Esta praça teve como revestimento do pavimentodosprimeiros desenhos de calcetada a preto e branco com padrões ondulantes da cidade. Este estilo de pavimento tornou-se típico ao longo de todo o país, consagrando assim a inconfundível calçada portuguesa.
  • No lado norte da praça fica o imperiosoTeatro Nacional D. Maria II, onde muitos talentos se revelaram e outras tantas estrelas brilharam.
  • Nesta mesma colina da cidade ergue-se o Convento do Carmo,que já foi a principal igreja gótica da capital, e que pela sua grandeza e monumentalidade concorria com a própria Sé de Lisboa. Ficou em ruínas devido ao terramoto de 1755, não tendo sido reconstruído. Constitui-se em um dos principais testemunhos da catástrofe ainda visíveis na cidade. Actualmente as ruínas abrigam o Museu Arqueológico do Carmo.

 

A destacar ainda na cidade de Lisboa:

  • O Museu Nacional de Arte Antiga, com uma das mais importantes colecções de pintura medieval mundiais;
  • O Museu Calouste Gulbenkian com uma colecção de seis mil peças de arte antiga e moderna,
  • A Praça de Touros do Campo Pequeno, um afamado recinto para corridas de touros e utilizado também para concertos musicais.
  • O Jardim Zoológico de Lisboa, que actualmente reúne um conjunto representativo de todo o planeta, com cerca de 2000 animais de 332 espécies diferentes.
  • O Aqueduto das Águas Livres, monumento do início do século XVIII, é um mítico edifício carregado de histórias e lendas.
  • A Torre do Tombo, um dos mais importantes arquivos do mundo, constitui-se no arquivo central do Estado Português desde a Idade Média. Com mais de 600 anos, é uma das mais antigas instituições portuguesas ainda activas

Quando visitar e como os tempos são de crise, existem vários Hosteis baratos em Lisboa bastante acessíveis e confortáveis. O preço no entanto varia bastante dependendo se se trata de uma estadia nu local mais ou menos central, bem como da qualidade dos mesmos, como aliás em é comum em todas asa cidades. A opção hostel é hoje em dia uma das principais opções e neste caso, para quem está a pensar visitar Lisboa recomendamos o motor de pesquisa de hostals da Equity Point. Têm uma excelente oferta!

Ficam em seguida algumas imagens de Lisboa! Boa Visita!

 

Galeria de fotos de Lisboa

Plano do metro de Lisboa

Metro de Lisboa

Mapa de Lisboa


Ver mapa maior

Boa viagem!

One Response to O que visitar em Lisboa

  1. […] 2.º lugar ficou Viena, na Áustria, e em 3.º Dubrovnik, na Croácia, tendo Lisboa ficado em 8.º lugar no […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *