O que visitar em Florença

Basílica de Santa Maria delFiore

Aqui ficam algumas dicas para o caso de ir a Florença

Florença é considerada o berço do Renascimento italiano, e uma das cidades mais belas do mundo. Segundo a Unesco em Florença encontram-se 30% de todos os tesouros artísticos da humanidade. Apesar de por toda a cidade se poderem encontrar maravilhas da arquitectura há algumas que a sua visita é imperiosa. São elas:

  • PiazzadelDuomo. Nesta praça estão situados alguns dos edifícios mais notáveis de Florença. A Basílica de Santa Maria delFiore é a catedral (em italiano Duomo) notabilizada pela sua monumental cúpula – obra do celebrado arquitecto renascentista Brunelleschi – e pelo campanário, de Giotto, é uma das obras da arte gótica e da primeira renascença italiana, considerada de fundamental importância para a História da Arquitectura, registo da riqueza e do poder da capital da Toscana nos séculos XIII e XIV. Seu nome (cuja tradução é Santa Maria da Flor) parece referir-se ao lírio, símbolo de Florença.Dentro da Piazzadelduomo também se encontra oBatistério de SãoJoão. Acredita-se que é o mais antigo prédio da cidade e é famoso pelas suas magníficas portas de bronze nelas estão reproduzidas cenas da vida de S. João Baptista, cenas do Novo e do Velho testamento. Michelangeloreferiu-se a estas portas como As Portas do Paraíso, nome que permanece até hoje.
  • A GalleriadegliUffize(em português, Galeria dos Ofícios), é um palácio que alberga um dos mais famosos museus do mundo. Tem salas dedicadas aos maiores artistas do Renascimento, como Leonardo da Vinci e Rafael, salas com arte clássica da Roma antiga, uma grande colecção de quadros de Botticelli com suas incomparáveis ‘’Primavera’’ e ‘’O Nascimento de Venus’’ e obras dos maiores artistas do mundo como Michelangelo, Tiziano, Durer ou Rubens.
  • NaPiazzadellaSignoria, está situado o PalazzoVecchio, actualmente é a sede do município florentino e no seu interior acolhe um museu que expõe, entre outras, obras de AgnoloBronzino, Michelangelo Buonarroti e Giorgio Vasari. Sobre a fachada principal rusticada encontra-se a Torre de Arnolfo (Torre diArnolfo), um dos emblemas da cidade.
  • A Basilicadi San Lorenzo era a igreja privada dos Medici, por isso é uma das mais ricas da cidade. Todo o interior da igreja foi desenhado por Michelangelo. Os púlpitos de bronze da nave são as duasúltimas obras de Donatello. E vários dos frescos são de Bronzino. No seu interior situa-se a capela de Martelli onde está o monumento sepulcral de Donatello.
  • ABasilicadi Santa Croce, é a principal igreja franciscana em Florença, e uma das principais basílicas da Igreja Católica no mundo. É o lugar onde estão enterrados alguns dos mais ilustres italianos, tais como Michelangelo, GalileoGalilei, Maquiavel e Rossini, é intitulada de Panteão das Glórias Italianas.
  • Galeria dell’Academiaé o antigo edifício da primeira academia de arte da Europa, foi transformado em museu e desde 1873 alberga grande parte da obra deMichelangelotendo como peça central a célebre escultura David. Tem também diversas salas dedicadas a vários artistas e obras italianas que vale a pena visitar.
  • A Ponte Vecchio (Ponte Velha) é famosa pelas lojas (principalmente ourivesarias e joalharias) que tem ao longo de todo o seu tabuleiro. Ao longo da ponte, há vários cadeados, especialmente no gradeamento em torno da estátua de BenvenutoCellini. O facto é ligado à antiga ideia do amor e dos amantes: ao trancar o cadeado e lançar a chave ao rio, os amantes tornavam-se eternamente ligados. Contudo actualmente essa tradição é proibida.
  • GiardinodeiBóboli. Este jardim situa-se nas traseiras do PalazzoPitti. Este jardim é magníficoe gigantesco. Nele podemos encontrar esculturas de figuras mitológicas, estátuas,lagos, canteiros,árvores enormes e antigas.Estes jardins constituem um exemplo da jardinagem renascentista.

Florença…uma das mais belas cidades do mundo!

Galeria de imagens de Florença.

Mapa de Florença.


Ver mapa maior

Boa Visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *